Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/n Bairro Centro - Distrito Sé Zona Central - São Paulo, SP CEP 01037-010
Contato: Telefone: 11 3397-0300 | Bilheteria: 3397-0327
Site: www.teatromunicipal.sp.gov.br
» Informar problema no anúncio
Descrição: O Theatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo no início do Século XX. Como em 1898 a cidade perdera para um incêndio o Teatro São José, palco das suas principais manifestações artísticas, tornava-se imperativo construir um espaço à altura das grandes companhias estrangeiras.

O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, em 12 de Setembro de 1911, o Theatro Municipal foi aberto ante de uma multidão de 20 mil pessoas, que se acotovelava às suas portas. São Paulo se integrava, então, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

O Theatro Municipal de São Paulo passou de departamento da Secretaria Municipal de Cultura à Fundação pública de Direito público em 27 de maio de 2011, o que confere maior agilidade e autonomia à gestão.

O corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo é composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.
Palavras-chave relacionadas:

Telefone Theatro Municipal de São Paulo, Endereço Theatro Municipal de São Paulo, Localização Theatro Municipal de São Paulo, Como Chegar - Theatro Municipal de São Paulo, Teatros na Praça Ramos de Azevedo, Teatros no Bairro Centro, Teatros no Distrito Sé, Teatros na Zona Central, Esporte e Lazer